Contabilidade para holding

O principal objetivo de uma holding é administrar e controlar uma ou mais empresas. É uma entidade, que participa de outras sociedades como quotista ou acionista, de forma que possa controlá-las.

Mas afinal, por qual motivo uma holding deveria se preocupar com contabilidade? Primeiramente, é importante que você saber que montar e controlar uma empresa são tarefas extremamente complexas e burocráticas.

Um bom planejamento financeiro pode trazer benefícios fiscais, que reduzem as despesas e aumentam o lucro do negócio.

Se você está pensando em abrir uma holding patrimonial ou familiar, provavelmente já sabe que vai precisar de serviços como assessoria para elaboração de projeções e retirada do lucro, emissão de recibos, consultoria fiscal e muito mais!

Pois bem, todos esses serviços podem ser feitos através de um consultor contábil especializado.

Ao constituir uma holding, todo o patrimônio complementado pelos titulares da estrutura societária, será gerenciado pela nova organização constituída.

Isso significa que os bens da holding se tornarão propriedade de uma sociedade criadas por membros de uma família ou de uma empresa.

O problema é que não basta apenas constituir uma nova estrutura – é preciso ter acesso a uma consultoria especializada e moderna, pois a movimentação de patrimônio envolve vários fatores que fazem parte da gestão financeira da empresa.

A tributação de uma holding acontece de um modo semelhante ao de outras empresas. Porém, caso uma empresa que esteja na holding sofra algum tipo de prejuízo, é possível utilizar o lucro de outra empresa para ‘’salvar’’ a primeira.

Antes de montar a sua holding, é preciso se preocupar com diversos aspectos, como administração, planejamento tributário e divisão de quotas.

Se você estiver com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. Nós iremos te explicar um pouco mais sobre as holdings e a importância da contabilidade para essas organizações!