Contabilidade para produtor rural – PF

Devido a modernização e expansão do agronegócio, até mesmo produtores rurais PF já sabem da necessidade de otimizar a gestão financeira e realizar todos os procedimentos tributários dentro da lei.

É importante lembrar que o produtor rural PF, também está sujeito a pagar o Imposto de Renda sob a alíquota progressiva, que pode chegar até 27,5%.

No meio desse cenário, surgiu o livro caixa do produtor rural (LCDPR), um instrumento de escrituração contábil para pessoas físicas que trabalham na área rural.

O LCDPR entrou em vigor no ano de 2019 e desde então, obriga o envio das informações para produtores que trabalham com atividades nas condições previstas na Lei 8.023/90.

O preenchimento do livro caixa precisa obedecer a lei rigorosamente, ou seja, nesse instrumento de escrituração contábil, é necessário apurar e recolher o Imposto de Renda do produtor rural, como pessoa física.

Mas esse não é o único motivo pelo qual o produtor rural PF precisa dos serviços de uma empresa de contabilidade.

Pelo contrário: o contador, nesse caso, também precisa elaborar um fluxo de caixa para o produtor e obviamente, fazer um levantamento patrimonial.

A melhor opção para os produtores rurais, é simplesmente terceirizar os serviços de contabilidade. Isso porque o contador deve ficar responsável pelo cálculo de encargos, gestão financeira e diversas outras questões trabalhistas.

Além disso, o consultor contábil também pode utilizar softwares de gestão financeira, o que ajuda a otimizar ainda mais o trabalho realizado.

A utilização da tecnologia para prestar serviços de contabilidade, é uma forma de reduzir a ocorrência de erros e realizar o mesmo trabalho em menos tempo.

Agora você realmente entende porque os serviços de um contador são essenciais para os produtores rurais, não é mesmo? Então entre em contato com a nossa equipe para obter mais informações.